Lendas

27/04/2012 20:41

Folclore Brasileiro  ilustra perfeitamente a cultura do país, sendo que cada região possui crenças diferentes. As lendas e mitos resultam do imaginário popular, histórias que são contadas pelos antigos e são capazes de despertar medo e curiosidade ao mesmo tempo. As cidades interioranas do Brasil apresentam um forte folclore, que conseguiram dar origem às festas populares.

 

►e mais: Guia completo do Folclore Brasileiro

É importante ressaltar que mito e lenda não possuem o mesmo significado, o primeiro termo se refere a uma estória popular transmitida de uma geração para outra, já o segundo se refere a uma narrativa com recursos simbólicos originados na Antiguidade. A seguir temos informações a respeito das principais lendas brasileiras, confira.

Saci-Pererê

Lendas do Folclore Brasileiro

Garoto negro de uma perna só que adora aprontar travessuras em ambientes como sítios e fazendas. O saci usa um gorro vermelho e vive com um cachimbo na boca.

Mula-sem-cabeça

Lendas do Folclore Brasileiro 2

Devido ao romance com um padre, uma moça recebeu o castigo de ser transformada em um animal com corpo de mula e chamas ao invés de cabeça. Ela passa por essa transformação todas as noites de quinta-feira e circula pelas matas.

Lobisomem

Lendas do Folclore Brasileiro 3

Essa lenda existe em vários países e conta a história de um homem, que se transforma em lobo em todas as noites de lua cheia. Na fase animal, o indivíduo se torna agressivo e só pode ser morto com um tiro de bala de prata.

Boto

Lendas do Folclore Brasileiro 4

Lenda típica da Amazônia, onde se acredita que o peixe se transforma em um lindo homem para seduzir mulheres em festas e engravidá-las. O encanto se acaba quando ele mergulha nas águas e se transforma em boto novamente.

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

 Pisadeira

É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

 

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Caipora – Segundo a mitologia tupi, um personagem das florestas, com a propriedade de atrapalhar os negócios de quem o vê. Quando um projeto sai errado, se diz que seu autor viu o caipora, ou caapora. Em algumas regiões, é um indiozinho de pele escura. Em outras, uma indiazinha feroz. É descrito também como criança de uma perna só e cabeça enorme.

Cuca – Influenciada pela bruxa de origem européia, é uma velha feia que ameaça crianças desobedientes, em especial as que não querem dormir à noite.

Iara - Tem as mesmas características das sereias: mulher da cintura para cima, peixe da cintura para baixo, canto irresistível aos ouvidos dos homens, que atrai para a profundidade das águas, onde habita.

Matinta perêra - Segundo a mitologia tupi, é uma pequena coruja que canta à noite para anunciar a morte próxima de uma pessoa. Descrevem-na também como mulher grávida que deixa o feto na rede de quem lhe nega fumo para o cachimbo.

Negrinho do pastoreio – Na tradição gaúcha, uma espécie de anjo bom, ao qual se recorre para achar objetos perdidos ou conseguir graças. É o negrinho escravo que o dono da estância pune injustamente, açoitando-o e depois amarrando-o sobre um formigueiro. Mas seu corpo aparece intacto no dia seguinte, como se não tivesse sofrido nenhuma picada, e sua alma passa a vaguear pelos pampas.